19 janeiro 2022

5 dicas incríveis para deixar seu apartamento funcional

A verticalização das áreas urbanas tem crescido muito, principalmente em cidades maiores. Ou seja, isso significa que as moradias estão aderindo a modelos mais compactos, o que implica na necessidade do proprietário montar um apartamento funcional.

A ideia dessa tendência é aproveitar o máximo de espaço do local, investindo em conforto, fluidez, praticidade e estilo, é claro. No entanto, trata-se de um trabalho minucioso, visto que tudo deve ser pensado detalhadamente. Afinal, qualquer falha na organização pode arruinar todo objetivo e deixar o apartamento com aspecto saturado e estressante.

Para montar um apartamento funcional, dicas valiosas são a verdadeira solução. Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura e tire suas dúvidas.

O que é um apartamento funcional?

A principal característica sobre o que é um apartamento funcional, consiste na otimização de espaço. Na prática, é uma técnica que visa aproveitar todos os espaços de um imóvel, ainda que ele seja compacto. Assim, como o nome já diz, se torna funcional toda área pequena planejada para que o ambiente seja devidamente aproveitado.

De forma geral, o apartamento funcional demanda projetos de móveis sob medida,  incluindo espelhos amplos e outras soluções. São engenhosidades pensadas para oferecer maior comodidade mesmo em residências compactas.

Outro fator que diferencia esse tipo de móvel é a divisão de cômodos. Todos eles são estrategicamente divididos com a finalidade de integrar os ambientes.  Mesmo quando não há separação de cômodos, é possível aplicar elementos agregadores, um bom exemplo disso é a cozinha e sala que podem conversar entre si.

Por que otimizar um apartamento pequeno?

Embora o aproveitamento de espaço não seja um recurso significativo apenas em residências pequenas, elas lideram a lista dos imóveis mais favorecidos pela técnica.  Para morar em um local mais compacto sem abrir mão do conforto, é necessário elaborar um planejamento antecipado e garantir o máximo de praticidade.

Não é por acaso que o mercado de decoração de interiores e projetos arquitetônicos, apostam na tendência de criar ferramentas com esse fim. A definição de decoração funcional é justamente pensar em dar um efeito de amplitude a cada cômodo, não esquecendo que essa decoração também visa estabelecer mais luminosidade até mesmo em locais sem janelas.

A importância da otimização de espaço segue, não só o sentido de valorização do imóvel, como também a facilitação da rotina do morador. Normalmente, esses projetos de móveis para casa pequena possuem um valor mais alto que os móveis tradicionais.

No entanto, com o passar dos anos o proprietário acaba percebendo que foi a melhor escolha que ele poderia ter feito, já que não há tanto estresse como manutenção, pois, são móveis que contam com maior durabilidade, incluindo também as estruturas. 

Por fim, o apartamento funcional irá favorecer uma maior qualidade de vida, considerando que os moradores conseguem gastar menos tempo em atividades que, de modo contrário, poderiam demandar muito tempo. Como, por exemplo, perder um objeto pequeno  em um ambiente repleto de informações.

5 dicas de como deixar o apartamento funcional

1. Aposte nas cores certas 

À primeira vista esse detalhe não parece influenciar na funcionalidade do apartamento, o que é um equívoco. Na escolha de uma cor agradável é possível diferenciar um ambiente, transformando uma rotina estressante em algo mais confortável.

Isso é cientificamente comprovado através de uma pesquisa realizada em 1974, pelos pesquisadores Keith Jacobs e Frank Hustmyer, que mostra como as cores podem afetar o ritmo cardíaco, a respiração e a pressão sanguínea dos moradores.

Nesse contexto, as tonalidades mais quentes, como vermelho, podem transmitir uma sensação de agitação, ainda que passe despercebido. Por isso, o recomendado é apostar em tons mais neutros, garantindo um ambiente clean.

Também é importante escolher corretamente o tipo de tinta que será usada. Isso porque, no mercado existe uma grande variedade de alternativas e  existem opções que podem não cair bem em seu projeto, como uma tinta óleo ou fosca, por exemplo.

2. Móveis planejados 

Como já falamos anteriormente, uma das maiores características de um apartamento funcional, é a possibilidade de ampliar o espaço.

De forma geral, há poucas opções que podem fazer tanto sentido como usar móveis planejados.

Isso porque esse tipo de móvel garante mais liberdade de circulação no apartamento, uma vez que ocupam apenas os espaços necessários.

A mobília planejada também proporciona um maior fluxo de ar no ambiente e, consequentemente, favorece a redução de problemas com fungos e umidade.

apartamento-funcional

3. A técnica dos espelhos

Não é novidade para ninguém que os espelhos conseguem passar a sensação de amplitude em um ambiente. Um exemplo disso são os espelhos retangulares que induzem uma ótima ilusão de ótica, apostando no reflexo visual do espaço como todo.

Outra dica para ampliar espaços através do espelho é usar o método do mosaico, que garante a sensação de profundidade causada pelas divisões na extensão do espelho. Além disso, você terá um ambiente muito charmoso e organizado.

4. Invista em uma boa iluminação

Assim como as cores, a iluminação do ambiente é extremamente importante. Afinal, é um detalhe que tem como função dar destaque aos componentes do apartamento, garantindo conforto aos moradores.

Seguindo esse contexto, o ideal é buscar boas fontes de iluminação. Por exemplo, algumas lâmpadas de led podem aliar uma fonte de luz potente a um consumo não tão alto de energia elétrica.

Também é possível usufruir da iluminação natural. Isso pode ser feito, aliando mesas de estudo ou trabalho às janelas ou  basculante.

5. Não deixe de aproveitar bem o espaço

Muitas pessoas evitam áreas reduzidas por acreditarem que não há solução para deixar o ambiente organizado. No entanto,  esse é um pensamento errôneo, já que quando se sabe aproveitar um espaço corretamente, é possível otimizar o ambiente de maneira eficiente.

Logo, aproveitar o espaço não é o mesmo que entulhar cada centímetro quadrado com elementos desnecessários. Isso é completamente ao contrário, você precisa somente acrescentar apenas o que será funcional aos ambientes, claro, planejando tudo para que esteja bem organizado.

De forma geral, montar um apartamento funcional não é uma tarefa tão difícil assim, basta seguir todas as dicas citadas ao longo deste conteúdo que você terá mais praticidade e qualidade de vida no seu lar.  

Então, você já sabe como montar o seu? Caso reste alguma dúvida, continue acompanhando o nosso blog e confira mais dicas de decoração e otimização de espaços, fazendo do seu apartamento compacto o mais funcional possível. 

COM A ROTTAS VOCÊ PODE

REALIZAR SEU SONHO