12 outubro 2021

Como decorar banheiro: 6 dicas infalíveis

Ainda que seja um dos cômodos mais negligenciados da casa quando o assunto é decoração, o banheiro precisa receber uma atenção especial. Aprender a como decorar banheiro é um passo importante para trazer muito mais aconchego e paz em um ambiente onde o estresse deveria ser mandado embora.

Além disso, por ser o menor ambiente da casa, alguns proprietários preferem apenas escolher o piso e decorar o resto do cômodo de qualquer jeito. Ainda assim, é válido lembrar que não é porque o local é pequeno que ele não poderá ser bonito e ter funções essenciais para o seu dia a dia!

Ideias e dicas para não errar na hora de decorar o seu banheiro

Para entender um pouco mais sobre a decoração de banheiro, é preciso, antes de mais nada, definir o seu estilo. Alguns moradores preferem algo mais clássico, vintage, enquanto outros gostam mais de um clima moderno, com cores vibrantes em todos os ambientes. Sendo assim, o planejamento deve vir primeiro.

Depois de ter feito a sua escolha de estilo, está na hora de aprender algumas dicas que podem ser muito úteis para a sua decoração ficar completa e, ainda por cima, permitir que ambientes pequenos pareçam um pouco maiores do que realmente são. Veja, abaixo, como fazer essa “mágica”.

Escolha móveis flutuantes

Sem dúvida alguma, os móveis são a parte chave de uma decoração. Se eles forem bem escolhidos, poderão fazer toda a diferença e fazer com que o ambiente se torne ainda mais agradável. A escolha de móveis flutuantes é uma boa dica graças à ausência de “pernas” e suportes, garantindo maior espaço para se mover.

Além disso, se o seu banheiro é pequeno e você não deseja ter uma leve sensação de sufoco sempre que for usá-lo, lembre-se desta dica. A decoração do banheiro ficará ainda mais bonita e evitará, de todas as formas possíveis, a contaminação por meio de “poluição visual”.

Opte por um box transparente

O box é a estrela principal do seu banheiro. Com o desenvolvimento das técnicas de decoração, eles acabaram ganhando ainda mais espaço e foco por parte dos decoradores. No entanto, se o seu principal objetivo é deixar o cômodo com maior sensação de amplitude, está na hora de optar por um box transparente.

Os boxes de vidro poderão ajudar a refletir a luz no ambiente, fazendo com que surja uma ilusão de abertura maior no seu cômodo. Dessa maneira, o seu banheiro será visto por completo, sem qualquer tipo de barreira. Além disso, essa sensação traz um pouco mais de aconchego na hora de tomar banho.

como-decorar-banheiro

Foque no contraste entre os objetos

Quando você pensa em como decorar banheiro, é provável que tenha em mente um local claro, com muita luz. No entanto, que tal tentar mudar um pouco esse padrão que já está ficando um pouco para trás? Incorpore peças que fazem contraste umas com as outras e deixe o local ainda mais bonito.

Você poderá apostar, sem medo algum, em um clima um pouco mais taciturno e sombrio. Escolha cores frias e adicione, aos poucos, alguns detalhes mais claros. Se o piso e as paredes forem pretos, por exemplo, que tal escolher uma pia branca? Ou um espelho com moldura cor de creme?

Ainda que pareça ser uma ideia ruim para ambientes pequenos, essa escolha de decoração, fazendo contraste entre as cores frias, pode acabar trazendo uma maior sensação de amplitude ao ambiente. Quando o chão e o teto são escuros, há a possibilidade de enganar a mente, recuando ambas as partes.

Use objetos reflexivos para ampliar o ambiente

É bem provável que, ao pensar em como decorar banheiro, você já tenha ouvido falar que os espelhos são a alma dos cômodos. Isso é a mais pura verdade. Independente de qual ambiente seja decorado, os espelhos acabam trazendo uma sensação de amplitude, permitindo que você ganhe um espaço a mais.

Sempre que for escolher o seu espelho, principalmente para o banheiro, o ideal é levar para casa um modelo largo e com moldura reflexiva. Um dos maiores sucessos do momento, no quesito decoração, é o espelho que segue de uma ponta a outra da parede, refletindo tudo o que estiver diante de sua imagem.

As molduras escuras farão com que a atenção esteja voltada, unicamente, para o espelho. Então, para que isso seja evitado, o objeto deve ser grande e com moldura igualmente reflexiva. Assim, a atmosfera do seu cômodo será bem mais ampla e natural, trazendo conforto e relaxamento.

Combine as cores do piso e da parede

Se você quer uma dica poderosa para deixar o seu ambiente mais amplo e aconchegante, então lembre-se de combinar as cores do piso com as cores escolhidas para a parede. Esta é uma ideia para decoração de banheiro que vem conquistado a casa de muitas pessoas, principalmente as que possuem um cômodo pequeno.

Caso opte por seguir essa dica, poderá levar outra já mencionada nesta lista em consideração: a aplicação de móveis flutuantes. Isso fará com que você tenha uma melhor visão do piso e, consequentemente, crie uma ilusão de que o banheiro é bem maior do que realmente estava no projeto.

No entanto, também é importante brincar um pouco com as texturas e os padrões do seu ambiente, ainda mais quando for escolher o piso. Hexágonos pequenos, bem como imagens, poderão ser bem interessantes para promover uma decoração harmoniosa e, ao mesmo tempo, ampla.

Substitua ângulos retos por arredondados 

Para finalizar as dicas de como decorar banheiro, finalmente chegamos à parte sobre a substituição dos ângulos retos por arredondados. Ainda que pareça uma atitude simples, ela faz toda a diferença para deixar o seu cômodo ainda maior sem precisar efetuar grandes gastos com uma reforma, por exemplo.

Leve em consideração a paleta de cores e todas as texturas usadas no ambiente. Caso o banheiro seja muito pequeno, opte por móveis com cantos mais arredondados, como as banheiras e bancas. Isso fará com que o espaço seja economizado e a atmosfera fique mais sutil.

Agora que você sabe como decorar banheiro, aproveite para procurar o imóvel ideal na Rottas Construtora!

COM A ROTTAS VOCÊ PODE

REALIZAR SEU SONHO