24 agosto 2021

Descubra qual tipo de iluminação para cada ambiente

Saber qual tipo de iluminação para cada ambiente é um elemento chave na decoração. É por meio dela que podemos ressaltar alguns cômodos ou, até mesmo, esconder alguns detalhes presentes neles. É importante lembrar, também, que esse item necessário não é gerado, unicamente, de forma artificial. Também podemos aproveitar a luz do sol.

No entanto, com tantas opções para escolher, como saber qual a mais adequada para um determinado ambiente? A verdade é que, para cada cômodo da casa, há uma iluminação mais adequada. Confira, abaixo, quais são elas e como usá-las da maneira mais correta possível.

Como usar a iluminação em cada ambiente?

Assim como foi mencionado anteriormente, saber qual tipo de iluminação para cada ambiente é extremamente importante. Ela pode ser natural ou artificial, mas, ainda assim, será preciso escolher o meio que irá trazer luz para o seu cômodo. Veja, abaixo, como usar alguns itens de decoração para iluminar as áreas da sua casa.

Spots

Os spots podem ser definidos como luminárias que oferecem um maior destaque de iluminação para pontos específicos dos cômodos. Geralmente, eles são utilizados para destacar móveis, plantas, quadros e, até mesmo, esculturas. Além disso, seu tipo de iluminação é mais focada e direta.

É válido dizer que esse tipo de iluminação pode ser utilizado de maneira bastante livre, principalmente em corredores e salas. No entanto, é importante tomar cuidado para escolher o tamanho certo, sem exagerar ou deixar faltar luz no seu ambiente.

Lustres

Os tão conhecidos lustres são vistos como luminárias mais requintadas, que servem para deixar o ambiente com um toque um pouco mais sofisticado. Em sua maioria, não é difícil saber qual tipo de iluminação para cada ambiente, pois ele é bem versátil. Esse tipo de iluminação ficará suspensa no teto, podendo servir como fonte de luz principal ou secundária.

É muito comum encontrar vários tipos de lustres no mercado, sejam eles modernos ou clássicos. Além disso, também é possível escolher entre os mais variados tipos de materiais em que são fabricados. Cabem muito bem em salas de jantar, salas de estar e halls de entrada, dando uma boa primeira impressão ao ambiente.

Abajures

Sem dúvida alguma, os abajures são os queridinhos de quem quer decorar a casa de maneira correta e ainda acertar qual tipo de iluminação para cada ambiente. Por isso, não é difícil encontrar essas peças nos mais diversos modelos, estilos e tamanhos. Por meio desse item de decoração, e iluminação, você poderá trazer aconchego e requinte.

Além de conseguir selecionar alguns pontos importantes de iluminação durante a criação do projeto do seu imóvel, também é importante saber como escolher os melhores itens para a casa. A decoração e a praticidade precisam andar de mãos dadas e, por isso, é necessário estar atento a todos os detalhes.

Quando você escolhe o abajur ideal para a sua casa ou apartamento, é necessário respeitar, também, a proposta decorativa do ambiente como um todo. Caso o ambiente seja rústico, escolha peças de madeira, bambu ou, até mesmo, tecido cru.

Dicas para escolher a iluminação correta

Agora, está na hora de passar recomendações um pouco mais técnicas acerca de qual tipo de iluminação para cada ambiente. Durante a projeção da planta do imóvel, alguns fatores precisam ser levados em consideração para garantir muito mais conforto e bem-estar a todos que convivem em um mesmo ambiente.

Veja, abaixo, quais são as principais dicas para não errar na iluminação.

Escolha a naturalidade

O primeiro item da lista de qual tipo de iluminação para cada ambiente é a preferência por uma luz mais natural. Sempre que for possível, é necessário dar mais vazão para a luz do sol. Isso faz com que benefícios para a saúde sejam trazidos, bem como valorizar um pouco mais as questões econômicas e, também, a sustentabilidade.

Em alguns ambientes, é claro que será necessário utilizar a iluminação artificial. No entanto, quando é possível instalar janelas em pontos específicos, fica muito mais fácil conseguir economizar e evitar o desperdício. No entanto, o ideal ainda é utilizar esse tipo de luz durante o período da noite, quando realmente for necessário.

Saiba qual lâmpada usar

Para saber qual tipo de iluminação para cada ambiente, é preciso escolher a lâmpada correta. Todas as lâmpadas emitem calor e isso é um fato. Sendo assim, é necessário fazer a escolha desse item e o seu posicionamento no ambiente com base em um baixo aquecimento, evitando possíveis danos para o local e para o objeto.

A respeito da cor, para escolher o melhor tipo, o ideal é utilizar a luz amarela para enxergar as cores reais do ambiente. Já a luz branca será essencial para quem quer ter uma melhor iluminação e se sentir iluminado. Elas irão desempenhar uma boa função em ambientes como cozinhas, banheiros e escritórios.

Encontre os pontos ideais de iluminação

Para identificar qual tipo de iluminação para cada ambiente, é preciso saber que as luzes, de uma maneira geral, podem estar em um ou mais pontos. Os pontos de luz podem vir de:

  • lâmpadas dicróicas convencionais ou de LED;
  • fitas de LED instaladas em alguma sanca ou rasgo no gesso;
  • lâmpadas fluorescentes, em casos de ambientes que precisam de uma maior iluminação;
  • projetadas para receber algum plafon ou luminárias de pêndulos.

O importante é saber onde será necessário ter uma maior iluminação, evitando erros básicos que podem vir a prejudicar, a longo prazo, a sua visão, graças ao esforço realizado para enxergar em determinados ambientes.

Evite erros básicos

Para finalizar as dicas sobre qual tipo de iluminação para cada ambiente, é importante evitar alguns erros básicos. Confiar em um profissional é a melhor opção, fazendo com que iluminações inadequadas não venham a surgir no seu ambiente. Por meio deles, será possível garantir uma boa instalação e posicionamento.

Outro erro que acontece bastante é escolher uma lâmpada acreditando que ela terá um alto potencial de iluminação no ambiente. No entanto, será preciso conferir a potência dela, fazendo com que tenha capacidade suficiente para tornar o seu cômodo mais bem visto.

Gostou das dicas sobre qual tipo de iluminação para cada ambiente? Então aproveite para conhecer mais sobre a Rottas Construtora, que possui uma loja de experiência sensorial localizada em Curitiba!

COM A ROTTAS VOCÊ PODE

REALIZAR SEU SONHO