24 agosto 2021

6 dicas para escolher seu primeiro imóvel com segurança

O sonho do primeiro imóvel gera sempre muita expectativa e empolgação, mas também muita ansiedade e preocupação. É por esses motivos que toda ajuda é bem-vinda nesse passo tão importante na vida de uma pessoa. Tomar uma decisão dessa magnitude não é fácil, tampouco rápido; é algo que requer tempo, atenção, cautela, muito estudo e, acima de tudo, planejamento – ainda mais quando se trata da compra da sua primeiríssima casa. Por isso, reunimos aqui 6 dicas para escolher seu primeiro imóvel com segurança. Acompanhe e vá anotando:

FAÇA UM PLANEJAMENTO

Antes de escolher um imóvel, elabore um planejamento de qualidade. É hora de colocar tudo no papel e começar a transformar seu sonho em realidade. Para isso, você precisa ter em mente seus objetivos, seus sonhos, suas possibilidades e também seus medos. Mantenha os pés no chão nesse momento, mas não deixe de idealizar sua casa perfeita. Com um bom planejamento, você conseguirá estabelecer os melhores caminhos a seguir e também poderá ampliar sua visão sobre seus gastos e economias.

DEFINA O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ

Antes de escolher onde vai morar, você precisa primeiro definir qual perfil mais combina com você. O que seria o ideal: um imóvel novo, um usado, um ainda na planta? Lembre-se que existem muitas vantagens em se comprar um imóvel ainda na planta, como mais tempo para economizar, preços mais acessíveis, infraestrutura moderna, oportunidade de personalização do ambiente… Leve em consideração tanto o que você está disposto a gastar quanto as necessidades reais da família. Definindo o que verdadeiramente importa, você conseguirá peneirar melhor as opções e estreitar o caminho até a sua casa dos sonhos, encontrando-a com mais facilidade dentre tantas outras que estão disponíveis no mercado.

AVALIE SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

Elaborar um bom planejamento financeiro familiar é essencial para quem quer comprar um primeiro imóvel com segurança. Ao colocar tudo na ponta do lápis, você conseguirá obter um controle mais amplo não só dos seus bens, como também das suas despesas, do orçamento que você pretende disponibilizar para o processo e das economias que vocês terão de fazer até alcançarem finalmente o sonho da casa própria. Existem muitos caminhos pelos quais você pode seguir, por exemplo: o financiamento é uma ótima opção, e se você desejar utilizar o FGTS na aquisição do seu primeiro imóvel, saiba que também é possível! Lembre-se de todas as possibilidades e tenha em mente que o parcelamento do valor da entrada auxilia em muitos casos. Você deve ter plena consciência do que possui e do que deseja possuir no futuro, por isso é essencial exercitar a visão de longo prazo.

ESTUDE A FUNDO TUDO O QUE DIZ RESPEITO AO IMÓVEL

É de fundamental importância que você estude a fundo tudo o que diz respeito ao imóvel, e não só a documentação em si, que pode representar dores de cabeça e preocupações não planejadas, como também o bairro em que se vai morar, a vizinhança e o comércio ao redor do imóvel. O histórico da construtora é outro fator ao qual você deve prestar atenção: uma construtora com boa reputação e com recomendações positivas é uma construtora confiável que fornece imóveis de qualidade.

VALORIZE O QUESITO SEGURANÇA

Para comprar um primeiro imóvel, devemos nos atentar ao quesito segurança. Algumas regiões costumam ser mais violentas e o índice de criminalidade cresce sem parar em qualquer lugar. Portanto, ao garimpar as opções de imóveis à sua disposição, leve em consideração itens como cercas elétricas, dispositivos de alarme, sensores de intrusos, equipamentos de proteção. Sem sombra de dúvidas, os imóveis mais seguros são aqueles localizados dentro de condomínios, uma vez que contam com ainda mais aparatos de segurança, como portarias e câmeras de monitoramento, por isso é importante questionar sobre o assunto antes de efetuar a compra.

VÁ COM CALMA

Como dito no início do texto, tudo tem seu tempo certo. Então não tenha pressa ao escolher a casa ideal. Vá com calma e não tome nenhuma decisão de cabeça quente, porque tais decisões tendem a ocasionar problemas e arrependimentos no futuro. Por isso, pense, reflita, converse com sua família. Planeje, faça as contas, analise e depois pense mais um pouco. Quando tiver total certeza sobre o que você quer e, principalmente, sobre o que você precisa, saberá que está na hora de escolher com sabedoria.

Escolher um primeiro imóvel com segurança pode ser um fator decisivo no futuro que você deseja construir de agora em diante. Esse passo é o primeiro de muitos numa nova fase e a Rottas deseja acompanhar você até que seu sonho seja realizado. Acesse outros conteúdos em nosso blog para ajudá-lo a tomar uma decisão acertada: Rottas blog.

COM A ROTTAS VOCÊ PODE

REALIZAR SEU SONHO