20 julho 2021

Como transformar sua casa em seu refúgio

Sabe aquela sensação boa de, depois de um longo e exaustivo dia de trabalho, chegar em casa, descalçar os sapatos e se jogar no sofá para assistir a um filme na TV? Nesse momento ninguém é capaz de perturbar nossa paz, não é? 

Algumas pessoas chamam essa sensação de conforto, outras chamam de liberdade. Mas todos os termos para se referir a isso se concentram num único ponto: na nossa casa. É por isso que, ao adquirir um imóvel novo, é normal se preocupar em deixar o espaço com a sua cara, com o seu jeito e até com o seu cheiro (por que não?). 

Então, reunimos algumas dicas preciosas de como transformar sua casa em seu refúgio para que você se sinta bem, relaxado e à vontade em seu novo lar!

Planeje cada espaço

Não importa quantos cômodos uma casa tenha: quando cada espaço tem sua função definida, a rotina fica mais organizada, limpa e confortável. Por isso, em seu novo lar, planeje muito bem cada espaço antes mesmo de mobiliá-lo. Faça-se perguntas simples, como: onde será a sala de jantar? 

Onde será o escritório? Este aposento será destinado a quê? Lembre-se que a pandemia trouxe à tona muitas novas formas de trabalho e fortaleceu outras, que já existiam, como o home office, por exemplo. 

Se você pretende trabalhar em casa, ou se sua empresa adota o modelo híbrido, talvez seja uma boa ideia separar um cômodo especificamente para isso, com mais privacidade e silêncio. 

Claro que tomando sempre o cuidado de nunca, jamais, misturar em demasia o mundo profissional com o pessoal. Separar as coisas é essencial para não sobrecarregarmos nossa mente e nosso espírito.   

Invista na decoração sem esquecer do conforto

Muitas pessoas focam demais na estética e se esquecem de outro detalhe muito importante: o conforto. Lembre-se que você passará grande parte do seu tempo dentro de casa, então de nada adianta um lar esteticamente lindo se, na prática, você não se sentir à vontade nele. 

Um detalhe importante é que nem tudo que é bonito, necessariamente é confortável. Encontrar o equilíbrio entre o bonito e o útil é essencial. Atualmente existem móveis personalizados cujo design mesclam com sabedoria exatamente esses dois opostos; basta você saber no que quer investir e quanto dinheiro está disposto a gastar para transformar sua casa em seu refúgio.  

Decorações são ótimas para alegrar o ambiente e deixar tudo com a sua cara, então faça tudo do seu jeito, compre o que mais combina com você e empreste ao ambiente a sua personalidade. 

Jamais se esqueça, porém, que o exagero pode ser tão prejudicial quanto a falta, seja em qualquer situação, até mesmo na decoração. Um ambiente com muita informação sobrecarrega os sentidos e nos dá a sensação de estresse, enquanto o aposento decorado na medida certa nos transmite paz e aconchego. 

Tenha cuidado com as cores 

As cores têm grande poder sobre os sentidos dos seres humanos. É comum entrarmos num restaurante e darmos de cara com a cor vermelha, que desperta a fome (grandes redes de fast food adotam exatamente esse tom), enquanto a cor azul, por exemplo, transmite tranquilidade, pois é uma cor considerada mais “fria”.

Pensando nisso, ao decorar uma casa, devemos ter muita cautela no jogo de cores. Aposentos com tons fortes ou escuros dão a impressão de serem menores, enquanto os de cores mais claras, como o branco, por exemplo, dão sensação de amplidão. Por isso, ao cogitar uma tonalidade, pense bastante no que você pretende transmitir não só com aquele cômodo, mas com aquela cor.  

Preste atenção à iluminação

Ambientes bem iluminados deixam as pessoas mais alegres do que aqueles mergulhados na penumbra – isso é cientificamente comprovado. Por isso, ao planejar um cômodo, tente deixá-lo o mais iluminado possível. 

Se a luz solar for uma opção e estiver disponível, valorize-a! Abra as cortinas, deixe a luz entrar, respire o ar fresco que entra pelas janelas abertas: isso faz bem para a saúde e para o espírito, além de deixar a casa muito mais bonita.   

Reserve um espaço para meditação

Se não gosta de meditar, reserve um espaço para ler, ou para rezar, ou para fazer yoga – na verdade, para qualquer coisa que você goste de fazer e que demande tempo, silêncio e concentração. 

Aquela merecida pausa no dia a dia corrido talvez fique ainda mais proveitosa num ambiente próprio para isso. Há muitas maneiras de decorar espaços desse tipo, começando pelo minimalismo: almofadas, um tapete, pequenas prateleiras com livros… Em alguns casos, menos é mais. Mas se você prefere o estilo kitsch, o oposto ao minimalismo, tudo bem também: abuse nas cores, na decoração e nos adereços.

O importante é deixar o lugar perfeito para você relaxar e descansar dessa rotina atribulada à qual todos estamos acostumados. Não há regra a ser seguida, exceto essa: faça do jeito que você sentir bem! 

Compre uma planta

Estar mais perto da natureza é sempre uma boa ideia, então que tal comprar uma plantinha para colocar na cozinha, no banheiro ou na sala de estar? Além de deixar todo o ambiente mais bonito, ela vai purificar o ar e trazer a você e sua família uma sensação de paz (pois esse é o poder da natureza!). 

Para apartamentos, que costumam ser menores, você pode apostar em plantas do tipo Lança de São Jorge, específicas para ambientes internos, ou até mesmo begônias e cactos, que são muito fáceis de cuidar, de beleza rústica e muito resistentes. Agora, para jardins ou quintais, você pode optar por flores exuberantes, como bromélias, azaleias e orquídeas ou plantas maiores, como costelas-de-adão e samambaias. 

Dê seu toque especial

Depois de todas essas dicas, o que vai fazer diferença mesmo, no final, é o seu toque especial. Observe: cada casa tem o seu. Sem ele, todos os lares seriam iguais! E que graça teria, não é? Então identifique o que sua família tem de único e tente transmitir isso à casa. 

O toque especial será o item predominante quando qualquer pessoa passar pela porta e será o que permanecerá na memória quando ela for embora. Por isso, cuide para que sua energia seja sempre positiva, e que sua casa esteja sempre limpa e arrumada, para despertar somente as melhores sensações em quem quer que entre nela. 

Assim sendo, chegar em casa, descalçar os sapatos e ligar a TV será a parte mais deliciosa do seu dia. 

COM A ROTTAS VOCÊ PODE

REALIZAR SEU SONHO