10 agosto 2021

Saiba qual a importância da vistoria de obras

A vistoria de obras é um item extremamente necessário para garantir a integridade de um imóvel, seja ele comercial ou residencial. Ela deve ser realizada periodicamente, a fim de garantir que a estrutura do local esteja inteiramente sólida e sem a chance de desabar ou causar algum tipo de dano.

Realizar esse procedimento deve estar na lista de itens obrigatórios ao longo de uma obra. Isso fará com que, juridicamente, as construtoras e imobiliárias estejam protegidas. Dessa forma, problemas e defeitos poderão ser solucionados antes mesmo que algo possa vir a acontecer.

O que é vistoria de obras?

A vistoria de obras, por si só, já possui um nome bastante sugestivo. No entanto, a vistoria esconde alguns detalhes que, em um primeiro momento, não podem ser percebidos. É importante que, logo no início, a prática seja considerada como um processo de prevenção, tendo o caráter de antecipar qualquer que seja o problema relacionado à manutenção.

Dessa maneira, o papel principal desempenhado pela vistoria é o de revisar a obra. Para isso, é necessário levar em consideração uma lista completa de inspeção. O objetivo principal desse procedimento é encontrar alguma vulnerabilidade na estrutura do local ou qualquer que seja o erro de construção.

Em meio à vistoria de obras, os engenheiros poderão realizar as mais diversas adaptações para o projeto. Dessa forma, qualquer que seja o risco no qual a construção esteja envolvida, poderá ser interrompido antes mesmo que algo mais grave possa ocorrer.

É importante lembrar que a vistoria está muito ligada com a manutenção preventiva. Da mesma maneira que o procedimento precisa ser realizado com máquinas, a antecipação será de extrema importância para garantir economia para a operação, seja ela de tempo ou de dinheiro.

Importância da vistoria em relação à construção civil

Além de ter uma importância de uma forma mais geral, a vistoria de obras também se mostra extremamente necessária dentro da construção civil. Garantir a segurança de toda a estrutura, bem como a sua durabilidade a longo prazo é um trabalho extremamente complexo e que exige atenção aos mínimos detalhes.

É por isso que um laudo técnico de vistoria cautelar precisa ser devidamente emitido. Dessa forma, o documento terá a total capacidade de atribuir uma maior confiabilidade para o ambiente, fazendo com que quem esteja construindo o empreendimento saiba que, naquele local, não há grandes riscos.

A vistoria de obras acaba se mostrando uma grande prioridade na maior parte das construtoras. A sua importância estratégica ao longo do procedimento acaba sendo extremamente grande, fazendo com que seja difícil ser ignorada. Com a vistoria, a identificação do que precisa ser mudado é feita de maneira rápida e sem grandes prejuízos.

Quando o procedimento não é realizado, a obra poderá chegar ao contratante sem nenhum tipo de crivo de qualidade, fazendo com que ele perca o interesse. Sendo assim, caso algum detalhe não tenha sido percebido a tempo, o problema tende a crescer exponencialmente e poderá gerar um acidente, manchando a imagem da empresa no mercado.

saiba-qual-a-importancia-da-vistoria-de-obras

Por quem é realizada?

É muito importante saber por quem a vistoria de obras é realizada. Isso porque não dá para confiar o procedimento a qualquer profissional. Essa questão, no entanto, pode ser atribuída de várias maneiras, visto que a responsabilidade técnica fica com o profissional que realizou a inspeção.

A responsabilidade pela solicitação do serviço também pode acabar variando. A vistoria poderá ser solicitada pela construtora ou incorporado. A abordagem preventiva terá como principal objetivo identificar e solucionar qualquer problema que venha a surgir antes mesmo da entrega.

Ainda assim, a vistoria de obras precisa ser realizada por um profissional capacitado e certificado. A questão vai muito além do que apenas a qualidade do serviço, porque envolve a segurança de inúmeras pessoas, principalmente quando a construção se trata de um prédio comercial.

Como é realizada a vistoria de obras?

Para que a vistoria seja executada da melhor forma possível, é necessário que alguns elementos sejam levados em consideração. Antes de mais nada, há a necessidade de um planejamento de obra, instaurando metas e alguns meios de alcançar o sucesso no final de toda a inspeção. Por isso, cada detalhe acaba se tornando relevante.

Após a finalização do planejamento da vistoria de obras, o gestor, que deve ser um arquiteto ou engenheiro civil, deverá comparecer todas as semanas, ou mensalmente, no local onde a obra será feita. Sendo assim, ele precisará realizar uma análise detalhada do andamento e de possíveis brechas de segurança.

Algumas medidas precisarão ser tiradas, a temperatura também deve ser analisada e possíveis fissuras deverão receber a atenção devida. Dessa forma, a presença de ruídos que possa indicar comprometimento da segurança será identificada e, como diria o ditado popular, “o mal será cortado pela raiz”.

Além disso, outros pontos precisam ser analisados. Veja quais são eles logo abaixo.

Sistema estrutural

Dentro da vistoria de obras, a análise do sistema estrutural é extremamente importante. As medidas das janelas, portas e rodapés precisam ser devidamente checadas, a fim de garantir uma maior segurança para a estrutura geral da obra. Também é importante verificar se todas as fechaduras estão funcionando e se a metragem quadrada condiz com o que está na planta.

Sistema elétrico e hidráulico

O sistema elétrico e hidráulico também precisará ser observado de perto. A instalação da fiação e os locais de vazão de água devem receber uma atenção redobrada. Dessa maneira, desabamentos ou curtos serão evitados com maior facilidade.

Qual a importância da realização da vistoria?

A vistoria de obras é extremamente necessária para garantir não apenas danos materiais, mas também físicos. Por meio da inspeção de um profissional certificado, será ainda mais fácil descobrir como resolver pequenos ou grandes problemas na estrutura da obra e, consequentemente, colocar as soluções em prática.

Sendo assim, além de preservar a imagem da construtora no mercado, os moradores ou frequentadores do local poderão estar sempre seguros. Curtos serão evitados, rachaduras, vazamentos e, até mesmo, desabamentos não ocorrerão, de forma alguma, caso a vistoria seja realizada adequadamente.

Deseja contar com uma construtora de qualidade para a sua obra? Então conheça a Rottas Construtora, que possui uma loja de experiência sensorial em Curitiba para facilitar a sua escolha!

COM A ROTTAS VOCÊ PODE

REALIZAR SEU SONHO