13 julho 2021

Entenda a diferença entre construtora, incorporadora e imobiliária

Buscar um imóvel novo é uma tarefa que traz grandes responsabilidades. Por isso, é necessário que o comprador esteja devidamente atento ao mercado, sendo capaz de compreender como ele funciona e o que cada tipo de empresa pode oferecer dentro do ramo imobiliário.

Sendo assim, antes mesmo de fechar negócio, é importante que faça uma boa pesquisa para compreender a diferença entre uma construtora, uma incorporadora e uma imobiliária. Neste artigo, será possível conhecer todos os detalhes a respeito para facilitar no processo de aquisição do seu imóvel.

O que é uma construtora?

A construtora nada mais é do que uma empresa que fica responsável pela execução física de um determinado empreendimento. Isso quer dizer que ficam sob sua responsabilidade todas as etapas que envolvem a construção civil. Sendo essas fases divididas em:

  • Projeto de engenharia;
  • Contratação de mão-de-obra;
  • Equipamentos;
  • Tecnologia construtiva;
  • Testes de qualidade.

Sendo assim, a construtora precisa estar atenta a todos os sinais de responsabilidade da qualidade física de uma obra. Dessa maneira, cabe a ela garantir a execução dentro de um prazo anteriormente estabelecido, fazendo com que a integridade física de um empreendimento seja devidamente entregue.

Na maior parte dos casos, uma construtora é contratada diretamente por uma incorporadora. Dessa forma, a execução da obra pode ser levada adiante. É importante lembrar, também, que o planejamento imobiliário, as vendas, a divulgação do empreendimento e o financiamento não estão sob sua responsabilidade.

Benefícios de contratar uma construtora

Existem muitos motivos para que uma construtora seja contratada, principalmente porque, sem elas, há uma grande chance da obra em questão ser inteiramente colocada em risco. Sendo assim, para ter um imóvel estruturalmente seguro e de boa qualidade, esse tipo de empresa deve ser acionada.

Dentre alguns benefícios que podem ser apresentados mediante a contratação de uma construtora, estão:

  • Garantia de prazos e metas devidamente cumpridos;
  • Maior custo/benefício;
  • Maior rapidez na execução dos projetos;
  • Materiais de alta qualidade que poderão garantir a durabilidade da sua construção;
  • Projeto desenvolvido pelas mãos de profissionais competentes e qualificados.

É sempre importante lembrar que uma construtora é constituída por profissionais know-how, ou seja, que possuem uma grande experiência no assunto. Dessa maneira, o time que ficará responsável por sua obra é extremamente capacitado e pode exercer o planejamento de todo o projeto com maestria.

O que é uma incorporadora?

Antes de mais nada, é válido salientar o conceito de incorporação. Dentro do meio imobiliário, a palavra significa o registro de uma determinação para que um projeto possa, enfim, ser colocado em prática. É por meio desse procedimento que a construção pode ser regulamentada e os construtores possam ter a certeza de que ele atende às necessidades estabelecidas.

A empresa responsável pela incorporadora deve ficar atenta a todos os processos que condizem com a formalização dos imóveis, permitindo que haja um registro oficial no cartório de cada um dos itens que for acrescido à obra. Sendo assim, ela deve valorizar a maneira de se construir, o número de unidades a serem edificadas e, também, a quantidade de vagas na garagem.

É por meio da incorporadora, também, que os projetos de arquitetura devem ser devidamente realizados, permitindo a comercialização de cada um dos imóveis, assim como a contratação de uma construtora de renome. Ainda que o imóvel seja novo ou ainda esteja na planta, é importante recorrer à incorporadora.

Por meio dela, você também poderá contar com uma gama muito vasta de empresas capazes de contribuir para um atendimento adequado ao cliente. Geralmente, esses são escritórios de arquitetura e engenharia, capazes de elaborar projetos arquitetônicos, elétricos e de outros ramos.

Vantagens de contratar uma incorporadora

Uma das principais vantagens em contratar uma incorporadora é o atendimento personalizado. O relacionamento do cliente com a empresa poderá fazer com que ele tenha todas as suas necessidades individuais devidamente atendidas, fazendo com que o imóvel oferecido seja o mais adequado possível.

Além disso, também há a questão da segurança, anteriormente mencionada. É a incorporadora que fica responsável pelo planejamento, bem como pela criação de projetos e a contratação de uma construtora. Sendo assim, ficará ainda mais fácil adquirir um imóvel de qualidade e por um preço justo.

O que é uma imobiliária?

É importante ressaltar que a imobiliária não é menos importante do que as outras empresas mencionadas. É por meio dela que o cliente pode ter a opção de comprar, vender, alugar e, até mesmo, administrar um determinado imóvel, usando a empresa como intermédio para um procedimento seguro.

Por meio da venda ou locação de um imóvel, a imobiliária poderá receber uma determinada comissão, a qual será compartilhada com o dono do imóvel. Ainda assim, a sua contratação garante muito mais segurança durante todo o processo de aquisição, independente de qual seja ele.

Vantagens de contratar uma imobiliária

Uma das maiores vantagens na hora de contratar uma imobiliária é, justamente, a sua capacidade de ampliar o processo de negociação. É por meio da empresa que o imóvel será avaliado e um valor justo será oferecido por ele. Sendo assim, na hora de adquirir, você conseguirá saber o preço real.

Além disso, outro ponto muito importante que se envolve com esse tipo de empresa é a documentação. Antes de fechar o negócio, é importante saber se não há qualquer irregularidade com a papelada. O corretor poderá realizar a conferência de todos os documentos, tanto do vendedor quanto do comprador.

Qual a importância de entender a diferença entre elas?

É sempre importante saber identificar a quem você deve recorrer em uma determinada situação ao longo da aquisição de um imóvel, principalmente para conseguir toda a documentação necessária para a quitação do local. Sendo assim, para não perder tempo buscando o auxílio com quem não poderá ajudar, compreender o que cada uma delas faz é necessário.

Lembre-se, também, de buscar compreender como funciona o relacionamento entre a incorporadora contratada e a construtora. Isso porque ambas trabalham em conjunto, garantindo que a qualidade final do seu imóvel seja entregue dentro de todos os requisitos previamente solicitados.

COM A ROTTAS VOCÊ PODE

REALIZAR SEU SONHO