08 setembro 2021

Composição de renda: o que é e como utilizar para o financiamento

O financiamento é uma das maneiras mais buscadas por quem deseja adquirir o imóvel próprio. Por trazer diversas opções e facilidades, esse meio de pagamento conta com uma possibilidade bem interessante: a composição de renda.

Ela ajuda na aprovação de parcelas maiores para quem deseja adquirir uma casa ou apartamento com um valor mais alto.

Imagine que já chegou o tão esperado momento de sair do aluguel ou de sair da casa dos seus pais. Depois de muito pesquisar, procurar lugares do seu gosto, você encontrou aquilo que sempre quis. Antes de continuar, é necessário observar as condições do crédito imobiliário e também as suas condições financeiras para dar os próximos passos.

Mas afinal, o que é a composição de renda? Como ela pode te ajudar? Quais são as vantagens? Neste artigo, vamos te explicar sobre o financiamento de imóveis e iremos te ensinar como juntar renda com mais pessoas para se enquadrar nas exigências do crédito imobiliário. Vamos lá?

O que é a composição de renda para financiamento? 

Na composição de renda, você junta sua rentabilidade com a de outra pessoa para conseguir a aprovação do crédito imobiliário. No momento de financiar um imóvel, o banco vai solicitar algumas documentações para iniciar o processo de liberação do financiamento. Entre essas documentações está o seu comprovante de renda, ou seja, você precisa provar que as parcelas do financiamento não comprometerão mais do que 30% do seu salário.

E aí você deve estar pensando: e se eu não ganhar dinheiro suficiente para financiar meu imóvel? Nesse momento entra a composição de renda. Você pode escolher alguém de confiança, somar a rentabilidade e assim conseguir a aprovação com mais facilidade.

Quem pode compor a renda de financiamento? 

Por ser contrato de imóvel e envolver negociações de alto valor, antes, a composição de renda só era permitida entre pessoas com relação conjugal ou familiar. No entanto, de uns tempos pra cá, as normas começaram a variar entre instituições financeiras. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, é possível juntar renda com qualquer pessoa, até mesmo com um amigo ou amiga.

Como a idade dos participantes influencia na composição? 

Muita gente não sabe, mas a faixa etária dos compradores incluídos na composição de renda pode influenciar na aprovação do financiamento. Isso porque a análise das instituições financeiras é rigorosa e leva alguns pontos importantes em conta.

Quando alguém solicita a avaliação, o banco vai considerar a idade da pessoa mais velha entre os compradores. Isso porque existe uma idade máxima para ter financiamento ativo no Brasil.

Ao fazer o financiamento, é fundamental atentar-se à diferença de faixas etárias. Dependendo do caso, uma pessoa com idade mais avançada pode impactar nas vantagens do crédito imobiliário.

Quais são as vantagens de usar a renda familiar para o financiamento do imóvel? 

Prepare um bom café, pegue seu bloco de anotações e uma caneta para deixar tudo marcadinho. Atenção: são várias vantagens e você pode aproveitar todas elas!

1. Aprovação facilitada 

Com a renda de mais de um comprador, fica mais fácil conseguir a aprovação de crédito. Você precisa comprovar que seu financiamento não vai comprometer o salário líquido. Sendo assim, ao fazer a junção com outras pessoas, o valor da renda aumenta, fato que oferece mais segurança e garantia às instituições bancárias.

2. Valor maior nas parcelas de financiamento 

Se você pretende comprar um imóvel com um preço maior, a composição de renda pode ajudar. Imagine que você possua um salário de R$ 2 mil e outras duas pessoas também tenham a mesma faixa de renda. O valor da parcela pode ser de até R$ 1.800, porque não compromete mais do que 30% do salário dos compradores envolvidos.

Mas se você tivesse tentado o financiamento sozinho, provavelmente não seria aprovado nesta solicitação de crédito.

3. O Fundo de Garantia dos compradores é somado 

Outro fator importante para compradores é o FGTS. Na composição de renda, todos os Fundos de Garantia dos envolvidos são somados. Mas o que isso quer dizer? O interessado no imóvel pode dar uma entrada maior do que a prevista, diminuindo assim o valor das prestações e o tempo de quitação da dívida.

4. Casa Verde e Amarela 

O Casa Verde e Amarela do Governo Federal prevê moradia popular facilitada com taxa de juros mais baixa e subsídios maiores. Nesse programa habitacional também é possível fazer a composição de renda para conseguir a liberação de crédito junto à CAIXA.

Quais pontos devo considerar na hora de montar a composição de renda? 

Antes de qualquer passo, lembre-se: composição de renda é compromisso. As pessoas escolhidas por você também se tornarão compradoras e proprietárias do imóvel. Por isso, precisam ser de confiança. Tome a decisão certa para evitar conflitos posteriores.

É válido ressaltar outro fator: os compradores envolvidos nessa composição não poderão participar de programas habitacionais ou solicitar outro crédito imobiliário antes de quitarem a dívida com o seu financiamento. 

Por fim, tenha atenção à cobrança das parcelas. Os participantes precisam honrar com seus compromissos financeiros e evitar inadimplência. Caso as prestações não sejam pagas, seu imóvel pode ser penhorado!

Agora você já sabe como a composição de renda pode te ajudar a conquistar o tão sonhado imóvel próprio. Essa possibilidade facilita a aprovação de crédito de muitas pessoas e pode facilitar o seu também.

Você já pensou em juntar renda com sua mãe, cônjuge, irmão ou outro parente próximo? Vale a pena avaliar as condições e fazer uma simulação.

A Rottas Construtora e Incorporadora possui empreendimentos incríveis do Programa Casa Verde e Amarela, com ótimas condições de parcelamento e entrada. Defina sua composição de renda, simule e financie já. Com Rottas, você pode!

FALE COM CORRETOR

Para prosseguir, por favor, informe os dados abaixo:

ROTTAS, VOCÊ PODE.