Investir em plantas na decoração é uma atividade encantadora e que tem crescido cada vez mais nos projetos de um imóvel. Porém, especialmente em apartamentos, a possibilidade de ter um jardim dentro torna-se um desafio, já que nem todas as plantas resistem a ambientes fechados. Por isso, preparamos um conteúdo especial se você faz parte do time que quer deixar sua casa com mais vida e verde.
Antes de qualquer coisa, é importante se atentar às espécies escolhidas, os cuidados que exigem e o espaço disponível para cultivo. Então, vamos lá conhecer algumas dicas especiais para essa prática?
Valorize o espaço de cada planta
Elas podem ser cultivadas em pequenos vasos, em vasos maiores ou mini hortas. Não se esqueça de se atentar ao projeto do seu apartamento e a adequação de cada uma.
Utilize plantas em espaços estratégicos como uma maneira terapêutica
As plantas realizam um processo natural de fotossíntese, em que transformam o gás carbônico em oxigênio. Esse processo libera gotículas de água e torna o ar mais puro e refrescante. Por isso, tê-las em casa é uma maneira de deixar seu apartamento mais fresco e agradável.
Invista nas plantas para atrair energias negativas
Segundo o Feng Shui, as plantas equilibram energia vital e atraem energia positiva para os ambientes. Ou seja, quanto mais plantas você tiver no seu apartamento, mais próximo da natureza você vai se sentir.
Agora que você já sabe das nossas dicas, saiba quais são as 10 plantas mais indicadas para o interior de espaços e os cuidados necessários com cada uma delas.
Bambu-mossô
É uma das plantas tradicionalmente de áreas externas que conseguem viver bem em áreas internas. Mas, é preciso ter atenção: ela se adapta a sol pleno/meia sombra e precisa de rega semanal.
Bromélia-zebra
Essa planta deixa qualquer ambiente mais tropical. Seu cuidado especial é deixá-la em meia sombra.
Café-de-salão
Essa planta apresenta diversidade de tonalidades e manchas. Sua rega deve ser realizada sempre que o solo estiver seco.
Costela-de-Adão
A Costela-de-Adão é uma das queridinhas dos decoradores e fica um charme em qualquer ambiente. O ideal é deixá-la em meia sombra e regas duas vezes por semana, em dias quentes, ou a cada 15 dias, no frio.
Lírio da Paz
É uma planta de médio porte que fica incrível em ambientes pequenos, trazendo sofisticação. A rega deve ser realizada 3 vezes por semana.
Jiboia
A jiboia é uma planta que não requer muitos cuidados: basta deixá-la sempre em meia-sombra e manter em solo úmido. Uma dica é colocar em prateleiras, pois suas folhas ficam pendentes e encanta a decoração.
Espada-de-São-Jorge
É tradicionalmente conhecida como a planta que apresenta poderes de proteção ao local em que se encontra. Além disso, é super resistente: basta mantê-la em meia sombra e sol pleno. Além de protetora, ela é super resistente: basta mantê-la em luz indireta e regar uma a duas vezes por semana.
Orelha-de-elefante
A orelha-de-elefante é perfeita para quem tem pouco tempo, mas quer decorar sua casa com plantas. A rega deve ser feita sempre que o solo estiver seco e você pode deixá-la em sol pleno ou meia sombra.
Palmeira-leque
Essa planta traz requinte e sofisticação para qualquer ambiente. Uma dica é deixá-la em um canto na sala e trazer foco para o espaço.
Pilea
A pilea deve ser cultivada em locais com meia-sombra, protegida do sol direto. Com relação às regas, devem ser regulares, para manter o solo úmido. As podas devem ser constantes para manter o controle da planta.
Babosa-de-pau
Possui folhas de um verde intenso e brilhante, que ajudam a decorar os quatro cantos do seu apartamento. Elas crescem bastante, então, o ideal é escolher lugares e vasos que tenham um bom desenvolvimento. O recomendado é posicioná-la em ambientes com luz indireta ou à meia sombra e regá-la uma vez por semana.
Agora ficou mais fácil entender que é possível ter plantas em apartamento, certo? É só escolher aquelas que têm mais a ver com seu cantinho e encher sua casa de verde.