As plantas deixam o espaço aconchegante e bonito. Cultive um jardim vertical sem ocupar muito espaço!
Que tal criar um jardim vertical em casa? Para as pessoas que buscam um modo de vida mais saudável e sustentável é uma ótima alternativa. O jardim vertical é uma excelente opção para quem quer cultivar ervas e temperos, mas não tem muito espaço disponível. Além disso, plantas deixam o ambiente mais bonito e colorido.
Além de ser prático e não ocupar muito espaço, um jardim vertical em casa te proporciona alimentos livres de agrotóxicos e economia nas compras. Confira abaixo algumas dicas para criar o seu espaço verde:
Como criar um jardim vertical?
Para aproveitar melhor os espaços da sua casa, você pode criar o seu jardim vertical fixado na parede ou no teto. Não existe um único material, nem nada padrão, você pode variar de acordo com a decoração do ambiente.
Entre as opções, estão os vasos de plástico, cerâmica e fibra de coco, porém os que realmente se destacam são os feitos de materiais reaproveitados como canos de PVC e garrafas PET.
O interessante é que não existem regras para o cultivo. Então, você pode plantar flores, suculentas, ervas, temperos e até algumas hortaliças. Mas, é preciso tomar cuidado com plantas de raízes longas, pois precisam de vasos mais fundos.
Luminosidade é tudo?
É de extrema importância que o seu jardim vertical esteja localizado em um ambiente que apresente uma boa quantidade de luz durante o dia, preferencialmente a luminosidade presente na parte da manhã, quando a radiação solar é mais amena.
Já em relação a luz solar proveniente do período da tarde, é necessário um cuidado a mais, já que o excesso de radiação pode sufocar e até queimar as plantas.
Quando devo regar?
As regas devem ser realizadas, geralmente, uma vez por dia. Porém, é sempre importante observar antes se a terra já não está úmida, levando em conta que, caso você regue demasiadamente, elas podem acabar apodrecendo pelo excesso de água.
O ideal é regar o seu jardim vertical no final da tarde, quando o sol já está se pondo. Assim, evita a evaporação da água e não prejudica as plantas.
O que posso plantar em meu jardim vertical?
As opções são variadas, apenas lembre de juntar plantas com necessidades de rega e sol parecidas. Confira abaixo algumas opções para cultivar em seu jardim vertical:
- Hortelã;
- Salsinha;
- Cebolinha;
- Coentro;
- Manjericão;
- Alecrim;
- Sálvia;
- Alfazema;
- Lavanda;
- Boldo;
- Mirra;
- Menta;
- Orégano;
- Tomilho;
- Manjerona;
- Melissa;
- Capim Santo;
- Camomila;
- Erva Doce;
- Aloe Vera;
- Alface;
- Tomate Cereja;
- Couve;
- Almeirão;
- Pimentão;
- Algumas variedades de pimenta;
Gostou das dicas? Clique aqui e confira quais são as melhores plantas para ambientes internos!
Uma casa para chamar de sua!
Tenha uma casa do jeito que você gosta com muito conforto e economia para o seu dia a dia. Afinal, é maravilhoso sair do aluguel e morar em uma casa própria, não é mesmo!?
Desde 2010, a Rottas Construtora acumulou em seu portfólio mais de 3.000 unidades de imóveis de qualidade, trabalhando com muito profissionalismo e realizando sonhos!
Saia do aluguel e conquiste sua casa própria! Clique aqui e conheça mais!