22 setembro 2021

5 dicas para mobiliar a casa sem gastar muito

Na hora de escolher os móveis de casa, a gente sempre procura o melhor custo-benefício: prezando pela qualidade dos itens, design e também o preço, é claro. Mobiliar o espaço talvez seja um dos momentos mais prazerosos quando estamos prestes a nos mudar. É a hora de deixar tudo com a nossa cara, com o nosso gosto e com a nossa personalidade. 

Está de apê novo, quer investir na mobília, mas precisa economizar? Então esse texto foi feito para você! 

Confira essas 5 dicas para mobiliar a casa sem gastar muito.

1. Planejamento financeiro

Não faça nada sem um bom planejamento! O primeiro passo para fazer qualquer investimento é organizar tudo em uma planilha: faça uma estimativa de quanto irá desembolsar para comprar os móveis e compare com o que você já tem disponível em caixa. Liste todas as peças necessárias antes de sair comprando. Neste momento, a pesquisa é fundamental. Busque os preços na internet, lojas físicas ou casas de móveis planejados.

2. Avalie seu espaço para não comprar além do necessário

É normal que a gente se empolgue na hora de escolher a mobília de casa. Por isso, quando for listar e planejar o que deseja, meça o seu espaço disponível. Afinal, de nada adianta gastar em uma estante que não caberá na sua sala, por exemplo. O ideal é tirar um dia inteiro só para essa atividade. Assim, suas compras serão mais assertivas e você economizará bem mais que o previsto.

3. Coloque limites em seu orçamento

Se você tem um valor disponível, faça o possível para utilizá-lo sem extrapolar. Dessa maneira, você evita dívidas e contas desnecessárias. Por isso, vale ressaltar a importância da pesquisa e do planejamento financeiro. Por mais que seja tentador comprar um móvel mais caro, é fundamental ter os pés no chão! Uma boa forma de evitar gastar mais do que o planejado, é estabelecer uma ordem de prioridade. Quais são os móveis indispensáveis no momento? A partir disso, é possível adquirir os itens por grau de importância.

Opte por fazer compras à vista e parcele somente o necessário. Evite parcelamentos longos e comprometimento das suas contas. Aproveite aquela reserva extra ou a parcela do 13º para quitar essas pendências logo de cara.

4. Reutilizar é a solução

Foi-se o tempo em que o descartável era tendência. Os hábitos de consumo mais sustentáveis deram espaço para a reciclagem e reutilização de objetos antigos. Por isso, se você pensa em remodelar seu ambiente, mas não deseja desembolsar tanto dinheiro, por que não fazer uma “releitura” das peças já disponíveis na sua casa? Uma ótima forma de fazer isso é dando a elas outras finalidades, cores, decoração… Solte sua criatividade e deixe seu lado artista aflorar.

Seja uma pegada mais vintage ou moderna, alguns móveis nunca ficam ultrapassados. O importante mesmo é saber a disposição correta deles no seu espaço.

5. Faça você mesmo: uma novo jeito de gastar menos

Você já deve ter se deparado com aqueles vídeos de tutoriais no YouTube, não é? O conceito de “faça você mesmo” se popularizou muito nos últimos meses, principalmente durante a pandemia. Com as pessoas passando mais tempo em casa, surgiu a necessidade de desempenhar novas atividades. Mas além de serem um ótimo passatempo, o “DIY” – sigla em inglês para Do It Yourself pode ser a solução para os seus problemas!

Você pode aprender a fazer:

  • Nichos
  • Mesas de centro
  • Prateleiras simples
  • Caixotes de madeira para decoração

O bom do artesanato é a customização. Além do custo-benefício ser um dos pontos positivos, você pode deixar a peça do jeitinho que você sempre quis.

Dica extra: aposte em móveis híbridos

Desenvolvidos para otimizar espaço e funcionalidade, os móveis híbridos geralmente servem para mais de uma finalidade. Eles se adéquam à necessidade do morador. É o caso, por exemplo, do famoso sofá-cama. Um único móvel pode substituir até três itens da sua casa, acredita? Alguns modelos de mesas versáteis podem ser usados tanto na sala quanto na cozinha. Outros tipos ainda permitem uma desmontagem com muita facilidade. Cabem em qualquer canto, são leves e resistentes.

Em resumo, não há um consenso sobre o quanto você deve desembolsar para fazer a mobília dos seus sonhos. Tudo vai depender da sua necessidade e do orçamento disponível para esse investimento. Seguir essas dicas é uma das formas de fazer uma compra mais próxima do ideal sem desperdiçar dinheiro. Antes de comprar, pesquise muito, peça indicações, se informe e busque avaliações sobre a loja, a qualidade do material, prazo de entrega… Tudo isso influencia no preço. Mas às vezes, vale a pena gastar um pouquinho a mais para não se arrepender depois, né?

Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito proveitoso para você! Fique de olho em nosso blog e confira nossas dicas de decoração, arquitetura, design de interiores, financiamento, compra do primeiro imóvel e muito mais!

FALE COM CORRETOR

Para prosseguir, por favor, informe os dados abaixo:

-
ROTTAS, VOCÊ PODE.

COM A ROTTAS VOCÊ PODE