25 julho 2023

Como escolher móveis para um apartamento pequeno?

Em ambientes menores, o desafio é saber utilizar os espaços com inteligência. Parece uma atividade impossível, mas nós provamos que não é. O importante aqui é atentar-se a cada centímetro e cômodo na hora de organizar e decorar os ambientes. Com a tendência arquitetônica de construir prédios com unidades menores e equipados com vários serviços essenciais, como academia, coworking, market e área de lazer, veio o questionamento: “Como escolher móveis para um apartamento pequeno”? Para ajudar você, separamos 5 dicas que vão te ajudar nessa missão. Confira abaixo!

1- Saiba as medidas exatas dos ambientes

Essa dica está por primeiro e não é à toa. Antes de qualquer coisa, é fundamental saber as medidas exatas do ambiente, para que possa colocar cada móvel e item decorativo no devido lugar, otimizando os metros do apartamento. Escolher os móveis errados pode comprometer a circulação e tornar os espaços sem harmonia entre si e não é isso o que queremos, certo?

2- Móveis Planejados

Decorar um espaço pequeno é desafiador, mas possível. Basta inteligência, planejamento e a escolha de bons profissionais. Tudo deve ser refletido previamente para que fique perfeito, porque cada detalhe tem importância.  O foco aqui é procurar por peças que atendam às necessidades de cada ambiente e dos moradores, sem desperdiçar metragens. 

3 – Estilo Minimalista 

Não é novidade para ninguém que a quantidade de móveis em excesso pode poluir o ambiente. Além disso, um espaço cheio é menos prático, funcional e difícil de limpar.  No estilo minimalista, é pregada a ideia de que tenha no ambiente apenas os móveis que de fato tem funcionalidade para o seu dia a dia. Por exemplo: escolha um sofá ou uma poltrona. Não há necessidade de ambos, porque podem carregar a composição. Temos certeza que dessa maneira a decoração acaba ficando mais clean e com propósito. Além disso, traz requinte e elegância e esse é o motivo que confirma nossa preferência por ela. 

4 – Crie espaços integrados 

Essa é uma solução incrível para aproveitar bem os espaços. Integrar a sala e a cozinha, por exemplo, gera mais harmonia entre os moradores da casa, além de ampliar esses ambientes. A ideia é escolher móveis que proporcionem uma dinâmica funcional entre eles. Procure itens mais compactos, práticos e confortáveis. Além disso, analise se cada móvel está cumprindo o seu papel principal ou se está ali apenas “por estar”. Nossa dica principal aqui é sempre conferir as autorizações necessárias de sustentação do edifício, para não derrubar paredes importantes do prédio. 

5 – Utilize os espaços aéreos 

Em um apartamento pequeno, cada canto deve ser aproveitado, para que fique funcional e prático. Por isso, vale a pena ocupar as regiões superiores dos ambientes, como: armários, ganchos, suportes e nichos. Nesse caso, a organização é fundamental, caso contrário, o objetivo inicial vai se perder. Você pode abusar das caixas organizadoras e dos cestos. Eles são ótimos para organizar potes de tempero e itens usados diariamente.

Vantagens de ter móveis planejados no seu apartamento

Como citamos acima, uma alternativa para decorar e mobiliar um apartamento pequeno é escolher os móveis planejados. Assim, você pode garantir uma estética legal e utilizar o mesmo material em toda a casa. Aproveite as vantagens que separamos de investir em marcenaria planejada para seu apartamento:

  • Organização: com os móveis planejados, você tem a organização da melhor maneira possível, além de criar um projeto personalizado de acordo com as suas necessidades. É a maneira ideal de aproveitar cada cantinho do apartamento!
  • Elegância: móveis planejados são feitos com acabamentos de primeira, quando feitos por bons profissionais. Por isso, são aliados na decoração da casa e valorizam o imóvel!
  • Custo-benefício: apesar de, inicialmente, o investimento parecer alto, os móveis planejados podem durar por toda a vida, se bem cuidados e com materiais de qualidade. 
  • Resistência: é possível escolher o tipo de material que será usado para cada ambiente. Por isso são ótimos quando nos referimos à resistência, já que são feitos para suportar eletrodomésticos pesados como cooktops, fornos embutidos, etc.

Dicas de móveis para cada ambiente

Cozinha: uma possibilidade de otimizar o espaço na cozinha é embutir os eletrodomésticos. Para quem usa bastante a cozinha, é fundamental investir em funcionalidade e praticidade. Sala: os painéis são ótimas opções para esse ambiente, já que acomodam a TV e têm espaço para colocar nichos e prateleiras. Além disso, vale a pena investir em baús, para não ocupar tanto espaço e funcionar também como mesinhas.

Quarto Casal: escolha cama box, já que na parte inferior tem mais um espaço de armazenamento. Opte também por um guarda-roupa maior, que caiba mais coisas. E, por fim, abuse dos espelhos e luminárias embutidas, garantindo amplitude e boa iluminação.

Quarto Infantil: criar um ambiente confortável e divertido para as crianças parece difícil, mas não é. Invista em beliches, se tiver mais de uma criança. Se for aquele feito sob medida, pode ter espaço para mesa de estudos, além de aproveitar as laterais para criar um ambiente lúdico. Para manter a organização, os baús são peças coringas, que podem ser usados para armazenamento e assentos para a criançada.

Banheiro: esse é um dos cômodos mais simples, basta apenas se atentar a um gabinete que tenha espaço considerável para guardar todos os seus produtos de higiene. Aqui também é indicado usar prateleiras e nichos, para atender às suas necessidades.

Lavanderia: para garantir o máximo de funcionalidade, explore balcões, armários aéreos, prateleiras e nichos suspensos. Os balcões são ótimos para aproveitar o espaço embaixo do tanque. 

Escritório: a escolha aqui é colocar um painel na parede, criar uma prateleira e transformá-la em uma mesa. Nesse espaço, é possível trabalhar e organizar objetos de maneira inteligente.

Com essas dicas, criatividade e a ajuda de bons profissionais, você vai poder decorar e mobiliar o seu apartamento pequeno com a área que tiver disponível. Felizmente existem muitas técnicas e vários móveis versáteis, que podem ajudar a maximizar o espaço, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade. Lembre-se de adequar essas dicas à sua rotina e dos moradores do apartamento, ok? E agora, mãos à obra? 

FALE COM CORRETOR

Para prosseguir, por favor, informe os dados abaixo:

ROTTAS, VOCÊ PODE.