O ano oficialmente começou há quase dois meses, mas com o fim do Carnaval, podemos dizer que tudo inicia de fato agora. E, um dos focos, é analisar as tendências que vão se destacar. Quando falamos de decoração, arquitetura e design, lembramos que estar atentos a isso é uma maneira de desenvolver projetos atuais, que estejam alinhados com os lançamentos e desejos das pessoas.
Por isso, neste post vamos ajudar você a aplicar essas tendências no seu lar. Confira!
- Foco na serralheria
A serralheria é uma tendência que está presente na maioria dos anos, já que garante estilo e personalidade na decoração, sobretudo naquelas de estilo industrial. Ao optar por essa dica, você garantirá uma estética robusta e funcional. Nossa dica é combinar o metal com madeiras, por exemplo, para proporcionar um visual marcante e trazer destaque aos mobiliários.
- Explore a iluminação led
O led é responsável por realçar móveis, revestimentos, rebaixamentos de gesso e até rodapés. Por isso, estará muito presente nas decorações este ano. Esse tipo de iluminação garante conforto, funcionalidade e traz os destaques necessários. Então, explore-a muito bem no seu projeto!
- Abuse dos elementos naturais
A valorização dos elementos naturais, como madeira, pedra, fibras, algodão, lã e plantas veio com tudo neste ano. Além disso, vale a pena investir na madeira, que pode aparecer em móveis e revestimentos.
Nossa dica é usar as fibras em móveis, tapetes, cestos e luminárias, para criar uma atmosfera orgânica. Já a madeira pode aparecer em pisos, móveis e objetos decorativos.
O motivo para o destaque destes itens é que os materiais citados trazem aconchego e conexão com a natureza, além de serem sustentáveis e duráveis.
- Tons terrosos
Seguindo a ideia acima, os tons terrosos fazem parte dos elementos naturais e combinam perfeitamente com uma decoração aconchegante e intimista. Essas cores trazem a sensação e lembrança de terra, barro e areia, criando uma paleta neutra e agradável. Vale a pena optar por móveis ou itens decorativos em bege, marrom, terracota, nude e chocolate.
- Criatividade e Personalidade
Essa é uma ideia que parece óbvia, mas, nas discussões deste ano, vieram mais impactantes. Indicamos que você aposte em objetos decorativos mais inusitados, como quadros e esculturas ou aqueles que mostram sua personalidade. Misturar texturas diferentes, usar cores complementares e ousar nos estilos de referência também vale a pena.
Dicas Complementares:
Em resumo, um ambiente orgânico é a chave para 2024, seja em cores, móveis, texturas ou objetos decorativos. Então, opte por plantas e cores diferentes em tons terrosos, para criar essa energia natural e orgânica.
Coloque as plantas nas paredes, em prateleiras ou no chão, por todos os cômodos. Também vale a pena investir em aromas frescos e cores que trazem essa atmosfera de natureza, como os tons terrosos clássicos (nude, marrom e terracota) ou tons terrosos mais ousados, como o verde e amarelo.
Por fim, invista em tecidos de origem natural, para obter um resultado visual incrível e aconchegante, já que a textura desses tecidos é incomparável em contato com a pele.
Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo com alguém que vai adorar aplicar as tendências em casa, no trabalho ou nos espaços de lazer!