24 abril 2023

5 mudanças fáceis para deixar sua casa mais sustentável

Falar sobre sustentabilidade tem se tornado comum e uma tendência mundial. Mas, para além da tecnologia, você sabe como aplicá-la na sua casa? A mudança pode sim começar aí dentro e esse processo é mais simples do que parece. Por meio de pequenas adequações, é possível ajudar o meio ambiente e ter economia em diversas contas da sua residência. Por isso, separamos 5 dicas acessíveis para ajudar nessa mudança. Confira! 

1 – Reutilize frascos de vidros

A maioria dos vidros que sobram de alimentos e bebidas podem ser utilizados novamente. Recipientes menores podem ser usados para guardar miudezas, como agulhas, pregos, miçangas, entre outros. Já os maiores podem servir como armazenamento de condimentos, compotas, vasos de flores ou até porta-lápis. Desse modo, você vai reaproveitar esse material que facilmente seria descartado. 

2 – Use ecobags

Vai às compras? Não esqueça a sua ecobag, que nada mais é do que uma sacola retornável. Essa sacola pode ser de plástico mais resistente ou tecido e é uma alternativa muito simples para economizar sacolas plásticas. Basta uma lavagem e ela está pronta para ser usada novamente. É importante lembrar que a ecobag é muito resistente e é capaz de suportar bastante peso.

3 – Não desperdice alimentos

Naturalizamos desperdiçar alimentos no dia a dia e isso precisa ser mudado. Aquela sobra do almoço, um pedaço de pão que sobrou, uma fruta que está mais madura. Facilmente jogamos no lixo e nem pensamos nas consequências que isso pode trazer. Esse desperdício gera impactos ambientais em toda a produção de alimentos, como o uso intensivo da poluição da terra, extensa perda da biodiversidade e emissões de gases de efeito estufa. Então, que tal organizar a rotina para evitar esse desperdício? 

4 – Descarte óleo corretamente

É muito comum encontrar pessoas que jogam o óleo que sobrou no ralo da pia, no vaso sanitário ou no lixo, para se livrar das dobras de forma prática. Porém, é preciso destiná-lo de maneira correta, já que essa atitude pode entupir as tubulações e contaminar a água. A sugestão é colocá-lo em um recipiente e levá-lo em pontos de coleta para descarte. Outra opção é entregá-lo para pessoas que produzem produtos de limpeza e, assim, o aproveitam da melhor forma. 

5 – Recicle sempre

A maioria dos produtos que compramos vêm em embalagens que podem ser separadas corretamente e irem para a reciclagem. Assim, reduzimos o que é destinado aos aterros sanitários, protegemos o planeta e geramos renda e emprego para os trabalhadores que realizam essa função. Se na sua casa ou no seu condomínio que mora não tem lixeiras separadas para lixos recicláveis e orgânicos, que tal implementar essa ideia?

Viu só? Essas mudanças podem ser colocadas facilmente em prática para ajudar a ter uma casa mais sustentável, basta organizar a sua rotina para isso acontecer. Pensar sobre o futuro e lembrar que será influenciado pelas ações do presente, é uma maneira excelente de se conscientizar sobre a importância da preservação ambiental. Agora que você já sabe como é simples, que tal colaborar com a conservação do nosso mundo? Compartilhe essas dicas com outras pessoas! 

FALE COM CORRETOR

Para prosseguir, por favor, informe os dados abaixo:

ROTTAS, VOCÊ PODE.