Alternativa para viabilizar a tão sonhada casa própria, saiba como utilizar o FGTS para comprar um imóvel.
A casa própria é aquela conquista que pode ser vista como a segurança de um futuro tranquilo, bem longe das preocupações típicas de quem vive de aluguel. Mas, para alcançar este êxito, vêm um desafio ainda maior de economizar dinheiro ou guardá-lo por um bom período para, finalmente, fazer a aquisição de um imóvel. Uma boa alternativa criada para solucionar este problema é a utilização dos recursos do FGTS para adquirir um imóvel próprio. Veja como utilizá-lo para a sua casa própria!
Sobre o FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma renda formada por valores depositados pelos empregadores em contas específicas na Caixa Econômica Federal. Este benefício é dado a trabalhadores que possuem registro em carteira. O valor corresponde a 8% dos vencimentos em folha do trabalhador, que são resguardados para eventuais emergências. Esse valor fica “trancado” em uma conta da Caixa e é descontado do salário do empregado. Enquanto ficam depositados, os recursos podem ser utilizados pelo governo para financiar iniciativas em diversas áreas, como de habitação popular, infraestrutura urbana e saneamento básico. Com esse recurso resguardado é possível, além de algumas outras vantagens, que você dê entrada no seu imóvel próprio. Veja como.
Requisitos para solicitar o FGTS para compra de casa própria
Alguns requisitos são necessários para que o valor do seu FGTS seja liberado. Conheça quais são:
- Ter trabalhado pelo menos 3 anos sob o regime do FGTS — ou seja, de carteira assinada;
- Não ser proprietário de imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do território brasileiro;
- Não possuir imóvel residencial no município onde pretende comprar a propriedade;
- Trabalhar ou morar no município em que fica o imóvel que se pretende adquirir com o FGTS.
- Além disso, em alguns casos, é necessário que a pessoa esteja com seu CPF sem dívidas ou impedimentos no seu nome.
Com esses requisitos devidamente obtidos, é possível realizar a solicitação. Porém, o imóvel em questão também deve atender a algumas exigências. Fique atento e acompanhe abaixo!
Requisitos para o imóvel
- Existem algumas exigências também para os tipos de imóveis que você poderá utilizar o seu FGTS:
- O imóvel deve estar avaliado em até 950 mil reais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, já em outros estados, como o Paraná, o teto é de 800 mil;
- O imóvel deve estar em nome do titular da conta do Fundo de Garantia;
- O imóvel deve ser destinado à moradia do titular;
- A situação do imóvel deve estar regular junto a todos os órgãos competentes.
É necessário ter vínculo com a Caixa Econômica?
Não. Não é preciso ter uma conta ou vínculo com a Caixa. A única obrigação deste banco, no caso, é gerenciar os valores do fundo de garantia retido e disponibilizá-los na conta destinada a isso.
Basta ir a uma agência e comunicar sua intenção de usar o FGTS ou baixar o aplicativo da Caixa e autorizar a utilização do saldo em conta FGTS para tal finalidade ou realizar uma simulação com a Rottas Construtora.
Fale com a Rottas Construtora para ter mais detalhes
Uma construtora que honra sua história e faz questão de sempre evoluir, oferecendo imóveis próprios de qualidade e excelência para quem deseja alcançar o sonho de sair do aluguel e ter mais tranquilidade.
Dê o primeiro passo fazendo uma simulação com a nossa equipe!